Eduardo Cesar Alves Ramos

Eduardo Cesar Alves Ramos

Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social.
Professor Universitário e com experiência de 20 anos no mercado financeiro.

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA PRATEADA

Uma geração que está derrubando mitos e preconceitos, que, com certeza, já enfrentou dificuldades e hoje as enfrentam com toda força de vontade para fazer acontecer, utilizando todo conhecimento de vida a seu favor.

Movimenta aproximadamente cerca de quase 2 trilhões na economia, são, muitas vezes, a força produtiva e financeira familiar, sim, são os grisalhos responsáveis pela economia prateada.

Estão encarando cada vez mais a tecnologia e aproveitam as oportunidades, apropriam-se das vantagens de suas experiências de vida e dos seus ciclos já vividos.

A revolução financeira prateada traz a inclusão e a diversidade como necessidade negocial de qualquer empresa. Devido ao poder aquisitivo e de decisão que eles apresentam, há uma necessidade de identificação do perfil prateado para uma aquisição de produtos e serviços.  

Com o aumento da expectativa de vida, a longevidade traz o perfil sênior que, além de apresentar habilidades como inteligências relacional, espiritual e emocional, conseguem apresentar e perceber que, financeiramente, assim como na vida, o fator econômico pessoal e familiar também está sujeito a ciclos. E que esta experiência obtida nos ciclos financeiros também se traduz financeiramente através da inteligência financeira prateada.

A inteligência financeira prateada consegue utilizar a experiência de vida para fazer escolhas mais assertivas. Separei 3 (três) cenários financeiros, que falam sobre o perfil prateado e como eles utilizam a inteligência financeira a seu favor:

#Juros

Quando se deparam com juros, seja em uma linha de crédito, cartão ou empréstimo para compra de um bem por exemplo, estão bem cientes que se paga uma quantia maior do que o valor pego emprestado.

Essa quantia é acrescida de um valor extra, em datas específicas relacionadas ao tempo de uso do dinheiro.

O perfil da inteligência financeira prateada tende a ter uma melhor percepção de quando os juros compensam ou não para realizar uma transação financeira ou aquisição de um bem.

Da mesma maneira, consegue perceber se os juros oferecidos para você deixar um dinheiro no banco aplicado, está atrativo ou não.

Lidar bem com os juros faz toda a diferença nas contas pessoais e familiares.

# Inflação

Presente no cenário atual, a geração da inteligência financeira prateada, considera que a inflação é um dos termômetros mais importantes da situação econômica de um país. A inflação produz o aumento dos preços nos produtos e serviços e causa a redução do nosso poder de compra.

Portanto, a inflação que hoje está sempre presente no noticiário tem influência direta nas operações financeiras e no nosso dia a dia. O perfil sênior consegue aderir a melhores contratos como o do aluguel por exemplo. Por já ter vivenciado outros ciclos financeiros   com a inflação, conseguem escolher e negociar a aplicação do Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), divulgado pelo IBGE com impacto menor na correção do aluguel, ao invés do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) medido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), que possui um impacto maior na correção de um contrato.

# Crédito

A geração prateada também lida com o crédito de uma forma mais consciente e sustentável. Entende que um crédito pré-aprovado, como por exemplo o cartão de credito, o limite de cheque especial, não fazem parte de sua renda mensal, o que é corretíssimo.

Pende a visualizar ou utilizar o crédito pré-aprovado, em caráter emergencial sempre analisando os juros a serem cobrados, bem como incorporam as parcelas de quitação desse empréstimo no percentual de comprometimento da renda mensal (reserva feita no orçamento mensal para pagamento de nossas contas).

O comportamento sênior dotado dessas atitudes, como os exemplos citados acima, da inteligência financeira prateada faz seu dinheiro render melhor. Fomentando recursos desta geração 60+ para outros seguimentos como o turismo, a gastronomia, dentre outros. Contribuindo na engrenagem da economia prateada oportunizando mais qualidade de vida.

E os frutos não param por aí, a inteligência financeira prateada também movimenta a economia ao proporcionar uma aba de produtos e serviços financeiros personalizados para esta geração. Prova disso são os seguros e investimento/aplicação financeira voltados para o perfil prateado.

De acordo com @vanessafagarocha, em seu recente post sobre turismo prateado, para @rotamaceiooficial, destaca dados do IBGE ” que temos hoje 30,3 milhões de idosos (pessoas com idade acima dos 60 anos), e a projeção é que em 2050, teremos 68,1 milhões de brasileiros nessa faixa etária. Seremos o 6º país mais velho do mundo.” Esses dados demonstram o quanto devemos estar preparados para essa nova realidade, este novo cenário econômico e financeiro e que utilizar a Inteligência Financeira, nos trará bons frutos.

 

Então, seguem 9 (nove) dicas para você aderir a sabedoria da inteligência financeira prateada:

  • Saiba a hora certa de tomar um empréstimo e compare sempre as taxas de juros.
  • Ao realizar investimentos os analise cuidadosamente através do prazo, pois os investimentos podem ser de curto, médio e longo prazos. Veja qual é o prazo mais adequado para seu perfil.
  • Ainda para ajudar na melhor escolha sobre investimentos, lembre-se que alguns investimentos não possuem liquidez imediata (disponibilidade do dinheiro a curtíssimo prazo). Na venda de um imóvel, por exemplo, pode se levar algum tempo até o imóvel ser vendido e você ter o dinheiro livre para uso, logo dizemos que um investimento em um imóvel possui baixa liquidez, pois em uma eventualidade você não terá o dinheiro que foi investido de forma imediata.
  • Pague suas contas em dia, evitando assim os juros por atraso. Mas vale lembrar que só pague antecipado quando existir algum desconto.
  • Diante de uma inflação, revise os contratos com os melhores indexadores e negocie suas correções somente a médio prazo (em prazos maiores).
  • Faça seu dinheiro ser valorizado, use a portabilidade de salário e de crédito a seu favor. Você pode direcionar o recebimento de seu salário para o banco que não cobra taxa de manutenção de conta, por exemplo. Ou ainda, realizar a troca de um empréstimo já em andamento para um banco que cobre uma menor taxa de juros, e ainda optar em diminuir o valor da parcela ou o tempo do empréstimo portabilizado.
  • Administre seu dinheiro semanalmente, monitorando seu orçamento mensal. Existem alguns aplicativos que podem ajudar nesta missão de manter suas despesas abaixo de suas receitas. Se os tempos estiverem difíceis, adeque seus custos de vida, mudando seu estilo de vida à sua realidade financeira atual.
  • Pratique segurança financeira! Esta prática pode ser traduzida como o montante de dinheiro que, ao ser investido, gera uma renda para pagar suas necessidades financeiras, independente de você estar trabalhando ou não. O importante é lembrar que nem sempre ter dinheiro e crédito significa ter segurança financeira. Afinal, quantas pessoas ganham muito e mesmo assim não conseguem guardar dinheiro para investir em algo que gere renda.
  • Busque guardar no mínimo 20% do seu salário e/ou dos ganhos mensais, através de aplicações financeiras que combinem com o seu orçamento e que lhe proporcionem segurança e bem-estar.

Aproveite nossas dicas de inteligência financeira e se jogue no @rotamaceiooficial para aproveitar e ter novas experiências em inovação.

Referência:

50+: Globo Repórter fala da geração que representa 25% da população e que movimenta R$ 1,8 trilhão por ano. G1, 2021 . Disponível em: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2021/04/03/50-globo-reporter-fala-da-geracao-que-representa-25percent-da-populacao-e-que-movimenta-r-18-trilhao-por-ano.ghtml

LIMA, Alexandre Correia. A revolução prateada.  Revolução Prateada, 2021. Disponível em:  https://www.revolucaoprateada.com.br/

ROCHA, Vanessa Faga. Turismo prateado. Rota Maceió, 2021 . Disponível em: https://www.rotasinteligentes.com.br/turismo-em-maceio-prateado/

Compartilhe

Turismo em Maceió: Inteligência financeira na economia prateada

plugins premium WordPress